Lucas Esmeraldino - 177

Candidato ao Senado

Lucas de Souza Esmeraldino nasceu em Tubarão, no dia 19 de fevereiro de 1983. Filho de Vânio José Esmeraldino e Maria Lígia de Souza Esmeraldino, é casado com Aline Garcia Ferreira, com quem tem dois filhos, Lucas e Vittório.

De origem humilde, o filho caçula, que desde criança apresentava-se como líder, demonstrava acreditar no ser humano e tinha o sentimento de empatia, foi conquistando seu espaço com muita dedicação. Na adolescência, desenvolvendo o perfil batalhador que lhe é característico, Lucas já ajudava o seu pai em um pequeno mercado e, também, vendia picolé de carrinho.

Como a maioria dos meninos, sempre gostou de jogar futebol com os amigos, nas redondezas do bairro Morrotes, em Tubarão. Além disso, também cresceu acompanhando sua família nas reuniões da igreja. Porém, mesmo um pouco maior, seu lado batalhador nunca foi deixado de lado. Durante as horas vagas, Lucas ajudava seu pai na lanchonete “Vanio Lanches”, atuando como chapeiro e ajudante no bar.

Depois de quase optar em seguir o meio artístico e por sempre acreditar que ajudar o próximo era a única forma de contribuir com a transformação do mundo e das pessoas, Lucas, tendo o apoio da família, decidiu cursar Odontologia pela Universidade do Sul de Santa Catarina – Unisul. Após concluir sua formação, em 2008, Lucas, o empreendedor nato, além de administrar os atendimentos em seu consultório, o Flex Dent, se dedicou ao trabalho voluntário no Exército e participou ativamente de diversas jornadas acadêmicas.

Com uma atuação sempre ligada à saúde e desenvolvendo um trabalho comprometido no setor público, também neste segmento, Lucas sentia que poderia fazer algo mais pelas crianças e adolescentes da sua amada Cidade Azul. Foi então que, no ano de 2012, decidiu colocar seu nome para a disputa de uma vaga na Câmara de Vereadores. Foi eleito com 2346 votos, se tornando o vereador mais votado para a Legislatura 2013/2016.

Hoje, Lucas Esmeraldino é empresário e vereador da cidade de Tubarão pelo segundo mandato, sendo que a cada dia se esforça mais e se dedica para ver o bem de toda população tubaronense.

Líder atuante e forte defensor da família, o vereador foi propositor da emenda que retirou do plano municipal de educação o termo "ideologia de gênero", sendo uma das primeiras cidades do Estado a eliminar este assunto do currículo escolar. Lucas também foi o autor do projeto “Escola Sem Partido”, na cidade de Tubarão, no qual sua iniciativa foi tema de debate em audiência pública realizada em 2017 e, segue rendendo debates e avaliações na cidade.

Defensor das mesmas bandeiras do pré-candidato à presidência da República, o deputado Jair Bolsonaro, há anos, Lucas Esmeraldino escolheu filiar-se a um partido que representa a renovação, a mudança e com valores morais e éticos.

Assim, por comungar dos mesmos princípios e ideais do presidenciável Jair Bolsonaro, além de todos os trabalhos desenvolvidos pelo bem da população, Lucas alcançou ascensão política, se tornando presidente do PSL-SC em março de 2018. Com um perfil novo, tanto no cenário político quanto na idade, mas tendo adquirido experiência e sem nunca abrir mão de seus princípios, Esmeraldino é considerada uma pessoa empenhada em estabelecer uma política diferente no país, baseada no combate incessante à corrupção.